Apresentação

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sedia o I Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte, a ser realizado nos dias 5 e 6 de novembro, uma iniciativa inédita que reúne os gestores para discutir e definir modelos de cooperação e traçar um perfil da situação da pós-graduação no norte do país. Além dessa reunião, será feita a instalação do fórum permanente de reitores das instituições federais de ensino superior (Ifes), com o intuito de pensar estratégias para atender aos interesses dessa região.

São membros do fórum permanente: Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UFRO), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET´s) de cada estado da Região Norte.

No primeiro dia do fórum, a discussão se centralizará na pesquisa e pós-graduação, temática essa que traz em seu bojo a socialização do conhecimento das inúmeras áreas estratégicas pensadas e implementadas pelas Ifes, buscando uma articulação de propostas de ação em rede, direcionadas especificamente para as diversas temáticas consideradas como prioritárias para elas.

A presença do professor doutor Emídio Cantídio, diretor de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrará a palestra (A pós-graduação no Norte do Brasil: seu potencial, constituição de rede e financiamento), no dia 6, permitirá aos participantes do evento que se promova uma discussão ampla sobre o sistema de rede e de financiamento. Outro ponto a destacar no fórum é a construção de um quadro em se poderá visualizar a situação atual, áreas estratégicas e perspectivas de cooperação da pós-graduação das Ifes do Norte.

A instalação do I Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte acontece, no dia 5, às 9h, no Auditório da Faculdade de Direito, e a reunião do I Fórum, nos dias 5 e 6, a partir das 10h30 e 8h, respectivamente, no Plenário dos Conselhos Superior, campus da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus.

I Fórum de Reitores de Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Fernando Furtado